O Fórum Inova Cidades se reuniu com representantes do Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) e da Agência de Cooperação Alemã (GIZ), para discutir ações conjuntas que apoiem a disseminação e implementação da Carta Brasileira de Cidades Inteligentes.

A GIZ relembrou o processo de construção da Carta e ressaltou o desafio de manter a articulação e implementar as ações propostas para os diversos atores. Para isso, foi criado o Projeto Tradus, que tem como objetivo disseminar o conteúdo da Carta e capacitar os gestores públicos responsáveis pela aplicação do que o documento propõe. O projeto prevê campanhas nas redes sociais, podcasts, materiais audiovisuais, capacitações em versão acelerada ou extensa, uma versão resumida em 3 línguas e um guia de implementação local. Além disso, está sendo planejado um intenso trabalho com a comunidade da Carta, tendo em vista a implementação colaborativa, a partir da plataforma da ReDUS e as subcomunidades da rede, e o desenvolvimento de termos de referência modelos, que facilitem a contratação de soluções necessárias.

A ideia é que todo processo participativo que esteja ligado à temática de cidades inteligentes ou desenvolvimento urbano sustentável seja cadastrado na plataforma da rede, assim como os materiais e produtos que tratem do assunto. Isso vai fazer com que a comunidade se fortaleça e colabore entre si, aumentando o alcance e impacto das ações nessa área.

O Fórum vai começar a utilizar o site e promoverá uma imersão com os membros do grupo. A Carta ainda será uma das pautas da próxima reunião ordinária e o Fórum será parte do grupo de validação do conteúdo do guia de implementação.

Para saber mais, acesse: https://www.gov.br/mdr/pt-br/assuntos/desenvolvimento-regional/projeto-andus/carta-brasileira-para-cidades-inteligentes.

Leia também