“Não adianta falar de inovação sem colocar recursos para fazer acontecer”, diz Cris Alessi sobre 2020

Entrevista com Cris Alessi

Em 2020, o Fórum Inova Cidades completa um ano de existência. Nessa entrevista com a presidente da rede, Cris Alessi, a especialista em inovação fala sobre perspectivas para o ano diante do atual cenário político e econômico brasileiro.

Quais são as ações que mais vão impactar as cidades em 2020?

As principais áreas que estão modelando a questão de tecnologia são a saúde, o agronegócio e o emprego, por conta do momento econômico do país, além da questão da conectividade. São áreas que vão impactar e nortear muito as discussões nos estados e municípios. Para isso é importante que as cidades se estruturem na sua base legal e econômica, com projetos concretos e consistentes na área de inovação. Nesse sentido, também é importante se aproximar de empresas de tecnologia e universidades para parcerias. Além disso, devem se estruturar de forma financeira, colocando recursos para a área de inovação, porque não adianta falar de inovação sem colocar recursos para fazer acontecer. Essas são frentes importantes que vão ditar campanhas de sucesso para 2020. 

Qual vai ser o maior desafio para fazer esse movimento?

Quando se fala de desenvolvimento econômico, se fala de empregabilidade. Estamos vendo um gap muito grande entre a formação na área de tecnologia e o mercado de trabalho. Apesar do Brasil estar com cerca de 12,5 milhões de desempregados, temos expectativas para que, até 2024, haja um apagão tecnológico, uma falta importante de mão de obra. É uma preocupação dos municípios a capacitação para a tecnologia. É comum pensar nesse sentido no ensino superior para as classes médias, mas também falo de empregos para dar acesso a públicos de baixa renda à capacitação tecnológica.

O Fórum é um espaço de discussão dessas e outras questões de inovação na gestão pública. Entre para a rede e também acompanhe os webinars gratuitos sobre temas essenciais para o setor

Quais são os planos para o Fórum em 2020?

A gente passou por um ano de definição de metas, organização de governança, e agora nosso principal desafio em 2020 é dar maior visibilidade ao Fórum para conseguir apoiar mais municípios, ampliar a rede. Queremos que essa ligação com outras entidades, como o governo federal e as empresas, possa chegar a todos os municípios interessados. E que a gente consiga instrumentalizar o Fórum para alcançar um número cada vez maior de cidades e apoiá-las com um número cada vez maior de projetos de inovação.

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.