Frente Parlamentar Digital e Fórum Inova Cidades discutem encontro no Congresso de inovação em gestão pública

Frente Parlamentar Digital e Fórum Inova Cidades discutem encontro no Congresso de inovação em gestão pública
Foto: Arquivo/Agência Brasil

O Fórum Inova Cidades e a Frente Parlamentar Mista da Economia e Cidadania Digital debateram a promoção, nos próximos meses, de um encontro para promover uma agenda positiva de inovação em gestão pública no Congresso Nacional. A pauta surgiu em uma reunião com a chefe de gabinete do Deputado Vinicius Poit, Antônia Martins, no início de outubro. A Frente, que reúne deputados federais e senadores em torno de núcleos de estudo, é dividida em fintech, govtech e agrotech.

O principal projeto de Poit se conecta ao propósito da Frente Parlamentar e do Fórum. É o Sistema de Emendas Inteligentes, que facilita e simplifica o acesso dos municípios às verbas das emendas parlamentares, contribuindo para a ética, eficiência e a transparência do processo. Hoje, muitas prefeituras não conseguem acessar os recursos por causa da burocracia e dos critérios que misturam, nas mesmas demandas, portes de cidades e necessidades diferentes.

Em contrapartida, os municípios beneficiados (todos do estado de São Paulo) devem comprovar compromisso cidadão (aplicar, por exemplo, o programa ética e cidadania “Um por Todos e Todos por Um” da Controladoria-Geral da União).

O Sistema de Emendas Inteligentes poderá ser incorporado por outros parlamentares de outros estados e adaptado para os assuntos prioritários de cada mandato. Dessa forma, a plataforma contribui para a inovação da gestão pública.

A reunião com Antônia Martins fez parte de uma série de encontros feitos pela equipe do Inova Cidades no início de outubro em Brasília, para apresentar o Fórum e ampliar sua representatividade.

um comentário

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.