No dia 17 de outubro, o gerente do programa Cidades e Territórios do Instituto Arapyaú, Marcelo Cabral, e o vice-presidente de Ambiente de Inovação nas Cidades do Fórum, Guilherme Calheiros, apresentaram à Secretaria Especial de Desburocratização e Gestão e Governo Digital do Ministério da Economia as frentes de atuação do Fórum Inova Cidades.

Na conversa com o secretário especial Paulo Uebel e sua equipe, os representantes do Fórum ressaltaram a importância da aproximação com Ministério da Economia e se dispuseram a atuar na conexão entre a esfera federal e os municípios. O objetivo é apoiar na modernização dos processos de gestão e desenvolvimento de inovações para melhoria das cidades.

“Como vice-presidente de Ambientes de Inovação do Fórum e representante da prefeitura do Recife, enxergo diversas possibilidades de articulações entre nosso trabalho e as ações em desenvolvimento pelo Ministério, em especial no que diz respeito à agilização de processos que destravam os ritos burocráticos e facilitam o desenvolvimento dos negócios e a implementação de projetos inovadores”, afirma Calheiros.

Uebel, por sua vez, indicou ao Fórum diversas iniciativas da Secretaria Especial que podem ser replicadas nos municípios no sentido de desburocratizar, tornar a gestão pública mais eficiente e incentivar a digitalização. O download do material pode ser feito aqui.

A Secretaria também conectou o Fórum a uma série de representantes do governo federal para a criação de novas parcerias pela inovação em gestão pública.

No início de outubro, o Fórum realizou de uma série de reuniões com outros ministérios e com parlamentares para ampliar sua representatividade. Saiba como foram esses encontros.

Leia também