O Brasil está cada vez mais conectado às novas tecnologias para ampliar o acesso aos serviços públicos, a participação cidadã e a transparência. É o que mostram os resultados da pesquisa TIC Governo Eletrônico de 2019, realizada a cada dois anos pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br) com órgãos públicos federais e estaduais de todos os poderes (Executivo, Legislativo, Judiciário e Ministério Público) e nas prefeituras.

Os números mostram que aumentou a presença online das gestões municipais, embora as ferramentas de interação em tempo real ainda sejam pouco utilizadas. A pesquisa investiga ainda a adesão a ferramentas de acesso à informação, a realização de análises de big data, a utilização de fibra ótica e de e-mail em nuvem, o monitoramento de operações urbanas (trânsito, emergências, transporte público, segurança etc.), entre outros indicadores.

Telecentros públicos

O CGI.br também divulgou os resultados da segunda edição da pesquisa TIC Centros Públicos de Acesso, revelando que no Brasil, 55% dos telecentros públicos ofereceram cursos ligados ao uso do computador – metade deles ensinando a utilizar a Internet e 39% com foco em capacitação profissional. O mapeamento buscou entender as principais características dos telecentros que receberam algum apoio do governo federal para ofertar à população acesso gratuito à web.

Importantes nas comunidades em que estão inseridos, os centros foram usados em 2019 principalmente para pesquisa escolar (96%), digitação de currículos ou outros documentos (75%), utilização de CD, DVD e pendrive (74%) e para o acesso à Internet por conexão via Wi-Fi (63%). A maior parte deles é gerida pelas prefeituras (72%) e está localizada em instituições ligadas à educação e à cultura. O estudo mostra, ainda, que desde a primeira edição, em 2013, as formas de acesso à Internet tiveram sensível melhora, assim como a velocidade da conexão. Acesse os dados completos da pesquisa.

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