Ficamos felizes de anunciar que em breve será lançada a Carta Brasileira para Cidades Inteligentes, depois de pouco mais de um ano de construção coletiva com representantes dos poderes executivos federal, estadual e municipal, órgãos de controle, agências internacionais e entidades acadêmicas e de pesquisa. O Fórum tem orgulho de ter contribuído para esse processo desde a primeira oficina até a última, realizada na última semana de forma virtual com cerca de 120 pessoas. Durante o encontro, os participantes puderam validar a versão final do documento e elaborar estratégias de implementação e divulgação. Em novembro será realizada uma 4ª oficina, com o objetivo de sistematizar os resultados e consolidar um cronograma final.

Uma vez implementada, a Carta deve consolidar a visão nacional sobre inovação em municípios, considerando realidades e possibilidades locais, orientando políticas públicas, linhas de financiamento e ações estratégicas nas diferentes escalas de governo, além de oferecer recomendações aos municípios sobre como usar a transformação digital para promover um desenvolvimento urbano mais sustentável.

A coordenação da Carta é feita pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR) em parceria com o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI) e o Ministério do Meio Ambiente (MMA). A iniciativa é apoiada pelo Projeto de cooperação técnica Brasil-Alemanha ANDUS (Apoio à Agenda Nacional de Desenvolvimento Urbano Sustentável), Conservação da Natureza e Segurança Nuclear (BMU) da Alemanha e implementado pela Deutsche Gesellschaft für Internationale Zusammenarbeit GmbH (GIZ).

Leia também