Primeiro ano do Fórum: o que fizemos em 2019 e o que vem por aí em 2020

APRESENTAÇÕES SOBRE INOVAÇÃO EM GESTÃO PÚBLICA ESTÃO DISPONÍVEIS PARA DOWNLOAD

Por Cris Alessi, presidente do Fórum Inova Cidades

Fazer uma retrospectiva da atuação do Fórum Inova Cidades em 2019 é falar sobre toda a sua história, que começou em fevereiro. Para nós, tem sido muito gratificante perceber que o Fórum é recebido de braços abertos por onde passa. Isso significa que, em um cenário nacional polarizado, a iniciativa tem conseguido manter sua pauta positiva e construir pontes que criam diálogo e superam as diferenças.

Este foi um ano para se conhecer e marcar nossa existência. A partir da parceria entre a Frente Nacional de Prefeitos e o Instituto Arapyaú, pudemos dar os primeiros passos e formar um time de peso para a governança. O engajamento e liderança desses secretários e gestores foram fundamentais para o avanço das pautas do Fórum.

Encontro Salvador

Participantes do 3º encontro do Fórum, realizado em Salvador em outubro

Durante 2019, fizemos três encontros abertos a cidades de todo o país. Focamos em soluções práticas, troca de experiências e em como superar os desafios que impedem os municípios de inovar. No nosso último evento, por exemplo, discutimos a importância da lei de antenas para avançar com a tecnologia 5G, além de sugerir caminhos mais simples para contratações e fontes de recursos disponíveis para iniciativas de inovação.

Também estivemos presentes em eventos importantes da área, como a 5ª Semana de Inovação da Enap, em Brasília, e o Smart City Expo World Congress, em Barcelona (saiba como foi o evento e leia nosso balanço sobre inovação no mundo).

Missão técnica da FNP em Barcelona

Missão técnica da FNP para conhecer as iniciativas inovadoras de Barcelona, em novembro

Articulação do Fórum com o governo federal em 2019

Nessa trajetória, entendemos que era fundamental apresentar o Fórum ao governo federal e articular seus programas com os municípios. A experiência foi muito positiva, e percebemos a importância de uma iniciativa como a nossa para sistematizar as oportunidades disponíveis, criar conexões e apontar caminhos para inovar na gestão pública.

Reunião Julio Semeghini e Vitor Menezes

Ainda recebemos em 2019 nosso primeiro aporte, resultado de uma parceria com a Aliança de Inovação – formada pelo Instituto Arapyaú, Instituto Humanize e a Fundação Brava – no valor de R$ 50 mil. Os recursos vão viabilizar a segunda fase do guia sobre leis de inovação municipal. 

Nossos planos para 2020

Nos aproximamos de 2020 com muitas expectativas e energia para crescer e nos estabelecer como representantes dos municípios brasileiros quando o assunto é inovação. Queremos consolidar parcerias e nosso lugar na arena. Como parte desse processo, também vamos sedimentar o Fórum como criador de conteúdo útil para as cidades, não apenas no site e redes sociais, como já vem fazendo, mas com o lançamento do manual para implementação de leis de inovação em cidades e a série mensal de webinars com especialistas. 

Além disso, fortaleceremos nossa voz junto ao governo federal, sedimentando o diálogo dos municípios nas pautas federativas. Nossas ações prioritárias serão compor as câmaras e instâncias consultivas, hubs de inovação e nos aprofundar no debate da lei de antenas.

Aproveitamos para convidar todos para nosso 4º encontro em março, que será realizado nos dias 26 e 27 em Curitiba (PR). E como o Fórum é feito pelas cidades e movido por seus desafios práticos, chamamos dirigentes de todo o Brasil para participar dessa construção em 2020

Deixe uma resposta

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.