Fórum Inova Cidades debate inovação nas cidades brasileiras em evento internacional em São Paulo

No último dia 8, a presidente do Fórum Cris Alessi abriu o segundo dia do Encontro Internacional de Inovação em Governo, na capital paulista. A primeira mesa da programação reuniu representantes do Inova Cidades para discutir o papel da inovação na agenda municipal.

Da esq. para dir.: Íria Almeida (Maceió), Cris Alessi (Curitiba), Daniel Annenberg (São Paulo) e Michel Araújo (Juazeiro do Norte), debatendo sobre ” Inovação em municípios: o que está na agenda?”

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) promoveu nos dias 7, 8 e 9 de agosto o “Encontro Internacional de Inovação em Governo”, realizado no centro histórico de São Paulo, na Praça das Artes e Biblioteca Mário de Andrade. O encontro reunião cerca de 14 países e um público presente de 250 pessoas. O evento teve transmissão ao vivo pela internet.

O Fórum Inova Cidades teve destaque no evento, com uma mesa que discutiu “Qual a agenda de inovação nos municípios brasileiros, hoje?”. Participaram da discussão a Presidente do Fórum, Cris Alessi, o vice-presidente de relações institucionais, Daniel Annenberg, a vice-presidente de desenvolvimento regional, Íria Almeida, e o vice-presidente de soluções inovadoras, Michel Araújo, com mediação da Tayara Calina, do Instituto Arapyaú, que exerce a secretaria executiva do Fórum.

A gente precisa se colocar no lugar do cidadão. Precisamos ajudar a resolver o problema dele. – Daniel Annenberg

Os participantes trouxeram aprendizados importantes de suas experiências liderando a pasta de inovação em seus municípios. Foram apresentadas as estratégias utilizadas para incorporar a inovação como pilar central na condução das políticas públicas municipais, o desafio da governança de políticas transversais e multissetoriais, a importância do engajamento de outros atores da sociedade e a centralidade do cidadão nas políticas públicas inovadoras, dentre outros pontos. O debate foi riquíssimo, vale a pena conferir ! (veja link abaixo)

Confira na íntegra a mesa de abertura do dia, com Cris Alessi, Mariana Sampaio, Secretária Municipal Adjunta de Inovação de São Paulo (SMIT), Guilherme Almeida, Diretor do laboratório GNova da ENAP, e Caio Werneck, Coordenador de Ambientes e Dados para Inovação da SMIT.

E assista aqui a mesa do Fórum Inova Cidades no Encontro Internacional de Inovação em Governo. (* O trecho com início desta mesa está no final do vídeo anterior, com o link da mesa de abertura)

Time do Fórum InovaCidades reunido após a apresentação: da esq. para dir. – Íria Almeida, vice-presidente de Desenvolvimento Regional, Cris Alessi, Presidente, Daniel Annenberg, VP de Relações Institucionais, Michel Araújo, VP de Soluções Inovadoras, e Tayara Calina, Instituto Arapyaú

Deixe uma resposta