Categorias
Fórum em Eventos Parceiros

Fórum Inova Cidades participará de encontro internacional sobre inovação no setor público

Nos dias 7, 8 e 9 de agosto, a capital paulista debaterá sobre práticas inovadoras para a gestão das cidades com representantes de diversos países.

A Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia (SMIT) da Prefeitura Municipal de São Paulo (PMSP) promove nos dias 7, 8 e 9 de agosto o “Encontro Internacional de Inovação em Governo” que será realizado no centro histórico de São Paulo em locais icônicos da Secretaria Municipal de Cultura, como a Praça das Artes e Biblioteca Mário de Andrade.

O Fórum Inova Cidades terá destaque no evento, no dia 08, às 10h30, com uma mesa exclusiva para debater “Qual a agenda de inovação nos municípios brasileiros, hoje?”. Participarão da discussão a Presidente do Fórum, Cris Alessi, o vice-presidente de relações institucionais, Daniel Annenberg, a vice-presidente de desenvolvimento regional, Íria Almeida, e o vice-presidente de soluções inovadoras, Michel Araújo. A mesa contará com mediação da Frente Nacional de Prefeitos.

O objetivo da mesa é discutir a agenda de inovação municipal no Brasil, hoje, a partir de casos concretos, trazendo tendências, desafios e oportunidades, entendendo inovação em seu amplo escopo, para além da tecnologia. Dentre os diversos pontos a serem abordados, será falado sobre como posicionar a inovação pública no centro da estratégia de um governo e como incentivar servidores públicos a inovar e engajá-los em processos de mudança.

Encontro Internacional

O encontro também contará com a parceria de instituições que atuam na área de inovação no setor público, como: Instituto Arapyaú, Instituto República, Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Organização de Estados Iberoamericanos (OEI), States of Change, Fundação Vanzolini e a Secretaria Municipal de Cultura.

Organizado pelo (011).lab, o laboratório de inovação em governo da Prefeitura de São Paulo, o evento se insere na continuidade do primeiro encontro de laboratórios de inovação realizado em novembro de 2018, em Brasília, em parceria com o GNova, laboratório de inovação da Escola Nacional de Administração Pública (ENAP). O encontro também é a ocasião de lançar o projeto de cooperação internacional entre o (011).lab e os laboratórios de Montevidéu (Uruguai) e Montreal (Canadá), apoiado pela rede internacional de cidades Metropolis.

Entre as presenças internacionais confirmadas teremos representantes do Laboratorio de Gobierno do Chile, do LabGobAr da Argentina, do SantaLab de Santa Fé na Argentina, do MVDLab de Montevideo no Uruguai, da unidade de inovação nacional do Perú, do Centro de Inovação Social do governo de Nariño na Colômbia, do Laboratório de Serviços Públicos de Bogotá da Colômbia, da Equipe de Inovação Pública (EiP), Departamento Nacional de Planejamento, DNP, da Colômbia, do Laboratorio de Inovação da Costa Rica, do Laboratório de Inovação Urbana de Montreal no Canadá, e do LabX do Portugal.

Em nível nacional, mais de 20 laboratórios e unidades de inovação estarão representados assim como grandes nomes dos atuantes em gestão pública e governo também estão confirmados como Gabriela Lotta, professora da Fundação Getúlio Vargas; Francisco Gaetani, conselheiro do Instituto República (Brasil) e ex-presidente da ENAP e ex-secretário executivo do Ministério do Planejamento; Guilherme Almeida, diretor de Inovação e Gestão do Conhecimento da ENAP; e Beatriz Pedreira do Instituto Update.

Veja aqui a programação completa do evento.

Acompanhe o evento ao vivo nas redes sociais da Secretaria Municipal de Inovação e Tecnologia de São Paulo: canal Youtube e página do Facebook.

Deixe uma resposta